Como Alterar o Perfil da Rede no Windows 10

Sempre que preciso compartilhar arquivos entre computadores com Windows 10, enfrento o velho problema de a rede ter sido marcada como Rede pública. Trata-se de uma enorme dor de cabeça, pois a Microsoft fez uma verdadeira “dança das cadeiras” com esta configuração após o Windows 7. Então, vamos lá! Em Central de Rede e Compartilhamento, sua rede deve estar assim:

 

Figura 1. Rede marcada como Rede pública.

 

Pois bem, abra o Windows PowerShell e entre com o seguinte comando:

 

A saída deve ser algo parecido com a Figura 2. Observe que a chave NetworkCategory está setada como Public.

 

Figura 2. Saída do comando Get-NetConnectionProfile.

 

Agora, observe o valor da chave InterfaceIndex, neste caso: 8. É através deste índice que iremos alterar o perfil da rede desejada através do comando Set-NetConnectionProfile, como segue:

 

Figura 3. Comando Set-NetConnectionProfile.

 

Após este comando, volte para a Central de Rede e Compartilhamento, e sua rede agora deverá ser uma Rede privada! 🙂

 

Figura 4. Perfil da rede alterado para Rede privada.

 

Esta dica foi testada na última atualização do Windows 10 Creators Update, mas deve funcionar em todas as versões do Windows 10.

Sobre o Autor

Fundador do blog Eu++. Programador autodidata de várias linguagens de programação, formado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de São Paulo. Apaixonado por empreendedorismo e inovação, sonha em melhorar o mundo através da tecnologia e do compartilhamento de informação e conhecimento.

  • Julio Sergio

    Muito obrigado Victor. Ha tempos venho tentando alterar o perfil de rede sem sucesso. Seu tutorial é excelente. Valeu muito.

  • Marcos Lopes

    Eu ia dizer um palavrão Victor mas acredito que um muito obrigado já esta de bom tamanho, tutorial duca. Valeu mesmo.