Organize já seu servidor com filtros de arquivo

Fala galera!

Vou apresentar para vocês como trabalhar com filtros de arquivo utilizando o Windows Server. Sabe aquela extensão de arquivo que você quer bloquear e não sabe como fazer?! Então, prepare-se que hoje você irá conseguir resolver seus problemas de uma vez por todas.

Para que seja possível a configuração dos filtros de arquivo, primeiro é necessário ter instalado a função File Server Resource Manager no servidor que você pretende gerenciar. A instalação é simples, basta abrir o Server Manager, clicar em Add Roles and Features Wizard, escolher a opção Role-based or Feature-based, em Select Server Roles, expanda File and Storage Service e, em seguida, expanda File and iSCSI Services e selecione File Server Resource Manager. (Figura 01).

Figura 01

Feita a instalação, vamos configurar o primeiro filtro em que no nosso exemplo iremos negar arquivos com extensão de Áudio e Vídeo. Lembrando que por padrão já temos alguns modelos para utilização.

Agora vamos fazer o filtro. Clique com o botão direito do mouse em File Screens no console e selecione Create File Screen. É aberta uma caixa de diálogo. (Figura 02).

Figura 02

A configuração é bem simples, em File screen path definiremos o local que será filtrado, no meu caso será o C:\Temp. Abaixo irei utilizar um dos modelos disponíveis, que no nosso caso é Block Audio e Video Files. (Figura 03).

Figura 03

E logo abaixo, teremos um resumo do que este filtro irá fazer. Clique em Create e pronto, já temos o diretório C:\Temp monitorado e bloqueando as extensões desejadas.

Para verificar se tudo está certo vou copiar um arquivo com a extensão WAV para o diretório. (Figura 04).

Figura 04

Veja que não é permitida a cópia para o mesmo. Vamos consultar o Event Viewer e verificar que a ação foi gravada no log do Windows. (Figura 05).


Figura 05

 

Como podemos ver, foi registrado o nome do usuário e do arquivo. Bem legal né!

Não esqueça de deixar seus comentários, com dúvidas, sugestões de tema e elogios.

Até a próxima!

Sobre o Autor

Analista de infraestrutura em tecnologias Microsoft na Unimed Catanduva. Sou MCP (Microsoft Certified Professional). Formado em tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de São Paulo. Amplo conhecimento em tecnologias de virtualização — Hyper-V e VMware — e sistemas de gerenciamento de backup. Apaixonado por heavy metal, principalmente Iron Maiden! \o/