Descomplicando o Monitoramento de Servidores – Parte 1

Fala galera!

Este artigo tem como objetivo descomplicar e auxiliar todos os profissionais de TI em relação ao monitoramento de servidores no Windows Server. Monitorar servidores é um assunto que acaba passando desapercebido pela maioria do pessoal que conheço na minha área de atuação e é algo tão importante para uma tomada de decisão – prevenir que aconteça o pior.

Mas Rodrigo existem vários outros softwares de monitoramento e blá blá blá! Rsrs… Sim! Mas porque não utilizar um recurso nativo do próprio Windows Server! 😀

Você consegue monitorar a utilização de CPU, memória, processos, capacidade do disco, disponibilidade de recursos de rede e muitas outras coisas bem legais. Além disso, também recursos e funções podem ser monitorados, como Active Directory, DNS, DHCP, File Server e outros.

 

Figura 01

 

Um recurso importante presente no Windows Server é o Data Collector Set (chamaremos apenas pela sigla DCS), no qual trás uma coleção de vários pontos de verificação do Windows Performance Monitor.

Estes pontos de verificação podem ser agrupados em um único lugar e monitorados de acordo com a necessidade de cada ambiente.

Existem três possibilidade para a criação de um novo DCS:

  • A partir do Performance Monitor;
  • A partir de um modelo;
  • Ou manualmente.

 

O legal do DCS é que também é possível realizar agendamos de monitoramento e além de exportar e organizar os dados gerados em uma planilha no Excel, apresentar gráficos que farão toda a diferença.

Bacana não é! No próximo artigo irei detalhar melhor algumas funcionalidades e fazer uma demonstração.

Até mais! 🙂

Sobre o Autor

Analista de infraestrutura em tecnologias Microsoft na Unimed Catanduva. Sou MCP (Microsoft Certified Professional). Formado em tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de São Paulo. Amplo conhecimento em tecnologias de virtualização — Hyper-V e VMware — e sistemas de gerenciamento de backup. Apaixonado por heavy metal, principalmente Iron Maiden! \o/