Entenda o que são discos Pass-Through!

Fala galera!

Rodrigo, o que é esse “negócio” de discos pass-through?!?! Rsrs…

Calma, meus amigos! Não pretendo neste artigo ensinar a configuração em algum hypervisor em especifico, mas sim que você entenda o porque e como funciona com um didática simples.

Os discos pass-through ou discos de passagem como é conhecido no português, nada mais são que discos fisicamente entregues diretamente a uma determinada máquina virtual. Uma ligação direta entre o disco físico e a máquina virtual! A imagem abaixo (Figura 01) explica bem a diferença entre a utilização dos discos pass-through e os discos virtuais.

 

Figura 01

 

Rodrigo, mas agora quero um bom motivo para usar esse negócio ai!

Claro meu jovem padawan! Um exemplo simples é se você tem um banco de dados grande e seja constante os inputs e outputs e performance é o que você realmente precisa. O recurso de discos pass-through funciona perfeitamente para este tipo de situação. Este recurso é muito utilizado em conjunto com algum RAID. Por fim é possível apresentar um conjunto de discos diretamente para a máquina virtual do banco de dados.

Em breve irei trazer como é feita a configuração deste recurso no Hyper-V. Espero que tenham gostado. Deixe seu comentário, sugestão ou tema abaixo. Até mais! 😀

Sobre o Autor

Analista de infraestrutura em tecnologias Microsoft na Unimed Catanduva. Sou MCP (Microsoft Certified Professional). Formado em tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de São Paulo. Amplo conhecimento em tecnologias de virtualização — Hyper-V e VMware — e sistemas de gerenciamento de backup. Apaixonado por heavy metal, principalmente Iron Maiden! \o/