Utilizando os recursos de Memória Dinâmica e Smart Paging no Hyper-V

Fala galera!

Vamos direto ao ponto! Você sabe utilizar os recursos de Memória Dinâmica e Smart Paging no Hyper-V?! Bom, fique tranquilos porque se você ainda não sabe, hoje vou explicar de uma maneira bem simples o conceito desses dois recursos presentes no Hyper-V.

Introduzida lá no Windows Server 2008 R2, o recurso Memória Dinâmica prove que seja possível definirmos uma configuração de inicio, memória minima e máxima para as máquinas virtuais.

Quando criamos uma nova máquina virtual, essa opção é mostrada no wizard. Como podemos ver na figura abaixo. (Figura 01). Lembrando que aqui, não conseguimos definir o valor mínimo e máximo de memória.

 

Figura 01

 

Já no caso de possuirmos uma máquina virtual pronta, podemos acessar as configurações e escolher em memória a opção de memória dinâmica, bem como definir o valor mínimo e máximo, como também a porcentagem de buffer e o peso da memória desta máquina virtual em relação a outras que possuímos no mesmo Hyper-V.  (Figura 02).

 

Figura 02

 

Simples não é!

Agora vamos aprender um pouco sobre o Smart Paging. Este recurso foi introduzido no Windows Server 2012 e tem como principal objetivo usar um arquivo no disco do host para simular a memória e atender aos requisitos de memória de inicialização quando a mesma exceder a configuração de memória mínima. Ele não precisa ser habilitado, a única configuração é local onde será armazenado o arquivo de paginação.

 

A configuração do local onde o arquivo de paginação ficará é realizado nas configurações da máquina virtual, ilustrado na figura abaixo. (Figura 03).

 

Figura 03

 

Um exemplo da utilização do Smart Paging é quando nosso host de virtualização possui menos memória do que configurado na máquina virtual.

Viu como é simples e fácil a utilização destes dois recursos!

Espero que tenham gostado e até o próximo artigo! 🙂

Sobre o Autor

Analista de infraestrutura em tecnologias Microsoft na Unimed Catanduva. Sou MCP (Microsoft Certified Professional). Formado em tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de São Paulo. Amplo conhecimento em tecnologias de virtualização — Hyper-V e VMware — e sistemas de gerenciamento de backup. Apaixonado por heavy metal, principalmente Iron Maiden! \o/