Node.js – Introdução

Este é o primeiro de uma série de post onde irei falar um pouco sobre o Node.js.

Node.js é um interpretador de código JavaScript que funciona do lado do servidor. Seu objetivo é ajudar programadores na criação de aplicações de alta escalabilidade (como um servidor web), com códigos capazes de manipular dezenas de milhares de conexões simultâneas, numa única máquina física. O Node.js é baseado no interpretador V8 JavaScript Engine (interpretador de JavaScript open source implementado pelo Google em C++ e utilizado pelo Chrome). Foi criado por Ryan Dahl em 2009, e seu desenvolvimento é mantido pela empresa Joyent, onde Dahl trabalha.

Agora vamos ao que interessa, vamos preparar o ambiente de desenvolvimento para trabalharmos com o Node.js e criar nosso primeiro projeto.

  • Instalando o Node.js e o NPM
  • Criando o primeiro projeto

Instalar o Node.js

Se estiver usando alguma versão do Windows, basta entrar na página oficial do Node.js e fazer o download do instalador, a instalação é extremamente simples, é só ir dando “Next”.

Se estiver usando uma destas versões do linux (Ubuntu, Debian ou Deepin), siga os seguintes passos para instalar a versão mais atual do Node.js.

Após a instalação, digite os seguintes comandos no cmd ou terminal:

A saída deve ser parecida com:


O que é o NPM ?

NPM é a sigla do nome “Node Package Manager (Gerenciador de Pacotes Node). o NPM é um grande repositório online de projetos Open source para JavaScript e também é uma utilitário de linha de comando que interage com este repositório.

Criando o primeiro projeto com o Node.js

Copie o seguinte código em um arquivo e salve com extensão .js.

O código é tão simples que não cabe explicação.

Agora abra um terminal, navegue até o seu arquivo.js e execute o seguinte comando:

Para testar o projeto, basta acessar http://localhost:3000/, e verá a frase no seu navegador.

Conclusão

Com poucas linhas de código conseguimos criar um servidor node e inicia-lo, mas isso é só o começo, nos próximos posts vou abordar várias ferramentas usadas para facilitar o desenvolvimento com o Node.js.

Valeu galera! até próximo post.

Sobre o Autor

Marcelo é formado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de São Paulo, programador em várias linguagens de programação e apaixonado por tecnologia, acredita que o conhecimento só vale se puder ser compartilhado.