Dica Exame 70-410: Criando políticas baseadas em escopos no DHCP

Fala galera! Olha eu aqui novamente. Desta vez venho falar sobre como criar políticas na console do DHCP. Mas Rodrigo, do que você está falando?! Bem, meu jovem! Esse assunto não é nenhum bicho de sete cabeças.

A atribuição baseada em política no Windows Server permite criar regras simples e poderosas no DHCP. Podemos criar políticas para determinar quais computadores do nosso escopo receberão determinado endereço DNS ou mesmo em qual gateway irá se registrar.

Para minha demonstração irei criar duas políticas baseadas no endereço MAC de duas máquinas virtuais (Windows 10 e Windows 8.1), onde cada uma irá registrar um endereço de gateway diferente.

Para começar, vamos acessar a console do DHCP no Windows Server e com ela aberta, vamos no escopo na opção Policies. (Figura 01).

 

img-60-dhcp

Figura 01

 

Agora vamos criar nossa primeira politica clicando com o botão direito sobre Policies e logo em seguida em New Policy… (Figura 02).

 

img-61-dhcp

Figura 02

 

É aberta uma nova janela onde a primeira coisa que deveremos fazer é dar um novo para a política, no nosso caso chamaremos de DESKTOP-01 e na descrição definiremos como “Politica utilizada para o computador com Windows 10”. Feito isso, vamos clicar em Next. (Figura 03).

 

img-62-dhcp

Figura 03

 

Nesta etapa iremos definir qual será a condição adotada. (Figura 04).

 

img-63-dhcp

Figura 04

 

Como dito no início do artigo, vamos utilizar como base o endereço MAC, então para isso precisamos verificar qual é o endereço na máquina virtual com Windows 10. Para isso, utilizaremos o comando getmac. (Figura 05).

 

img-64-dhcp

Figura 05

 

Com o MAC em mãos, vamos clicar no botão Add e criar a condição. Defina os parâmetros na figura abaixo, lembrando que estamos informando que será uma politica baseada no valor do endereço MAC. Feito isso, clique em Add e logo em seguida em OK para prosseguir. (Figura 06).

 

img-65-dhcp

Figura 06

 

Voltamos a janela de configuração da condição. Veja que a condição que criamos já aparece. (Figura 07). Clique em Next.

 

img-66-dhcp

Figura 07

 

A próxima janela é possível configurar um escopo no qual iremos atribuir a condição que criamos. Podemos definir que do endereço (início – 172.16.10.150 e final – 172.16.10.165) utilizaremos um determinado gateway e para outra range de IPs outro endereço. Legal né! Mas como estamos trabalhando apenas com um computador, irei marcar a opção No neste momento e clicar em Next. (Figura 08).

 

img-67-dhcp

Figura 08

 

Agora definiremos qual configuração irá abranger essa política. Escolha a opção Router e defina o endereço IP (172.16.10.1) e clique em Add. Feito isto, clique em Next. (Figura 09).

 

img-68-dhcp

Figura 09

 

Por fim teremos um resumo do que será feito. Clique em Finish. (Figura 10).

 

img-69-dhcp

Figura 10

 

Veja que já temos nossa primeira política criada com sucesso. Como a segunda são os mesmos passos da primeira, irei pular esse processo. Lembre-se apenas de colocar como endereço para o Router (172.16.10.2). Certo?

Agora com as duas politicas já criadas, vamos ao testes. (Figura 11).

 

img-70-dhcp

Figura 11

 

No Windows 10, vamos abrir o prompt de comando e digitar ipconfig /all. Repare que o endereço de gateway é 172.16.10.1. (Figura 12).

 

img-71-dhcp

Figura 12

 

No Windows 8.1, vamos fazer o mesmo. Digite ipconfig /all e veja que o endereço de gateway é 172.16.10.2. (Figura 13).

 

img-72-dhcp

Figura 13

 

Viu como é simples! Há vários outras possibilidades com a criação de políticas. Assim terminamos o assunto DHCP para o exame 70-410.

Até o próximo artigo! 😀

Sobre o Autor

Analista de infraestrutura em tecnologias Microsoft na Unimed Catanduva. Sou MCP (Microsoft Certified Professional). Formado em tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de São Paulo. Amplo conhecimento em tecnologias de virtualização — Hyper-V e VMware — e sistemas de gerenciamento de backup. Apaixonado por heavy metal, principalmente Iron Maiden! \o/