Dica Exame 70-410: Criando reservas de endereço IP no DHCP

Fala galera! Olha eu aqui de novo! Como prometido no meu último artigo, hoje irei ensinar a como criar reservas de IP utilizando a console DHCP no Windows Server.

As reservas de IP são utilizadas geralmente para ambientes onde existem dispositivos onde o endereço IP não pode ser alterado. Lembrando que irei utilizar meu laboratório onde já criamos um escopo e também já definimos as opções do mesmo, além disso, irei utilizar uma outra máquina virtual com Windows 10. Agora vamos começar?

O primeiro passo é abrir a console DHCP. (Figura 01).

 

img-30-dhcp

Figura 01

 

O processo de reserva um endereço IP pode ser feito de duas maneiras na console, vamos conhecer os dois neste artigo. Abra o escopo e clique em Address Leases. Já podemos verificar que existe um dispositivo que no caso é o Windows 10 onde um endereço IP já foi atribuído utilizando nosso servidor DHCP. (Figura 02).

 

img-32-dhcp

Figura 02

 

Clique com o botão direito sobre o dispositivo e veja que é disponibilizada a opção Add to Reservation… e veja que aparecerá uma mensagem que a operação foi realizada com sucesso. (Figura 03).

 

img-33-dhcp

Figura 03

 

Dessa maneira esse endereço ficará sempre neste dispositivo até que o mesmo seja apagado. Essa é o jeito mais fácil de fazer uma reserva.

A segunda opção já é necessário que saibamos o endereço MAC (Media Access Control) do dispositivo. Mas Rodrigo, o que é esse tal de endereço MAC?!?! Já explico, é o endereço físico do dispositivo, ele vem de fábrica e é representado por um conjunto de 8 pares em hexadecimais, onde os três primeiros pares são da empresa fabricante e os outros três últimos são variados e não podem ser repetidos, nada mais que uma identidade única para cada interface de rede.

Mas pera ai??? Onde encontro isso? Preciso abrir meu computador?!? Não, não jovem… existem dois comandos mais conhecidos no Windows onde é possível saber qual é o MAC da sua interface de rede. O primeiro é o mais conhecido, o famoso ipconfig /all. Veja na figura abaixo a exata localização. (Figura 04).

 

img-34-dhcp

Figura 04

 

O outro comando, é o getmac, ele também pode ser utilizado para podermos identificar o MAC da interface. (Figura 05).

 

img-35-dhcp

Figura 05

 

Agora que já encontramos o endereço MAC, vamos criar a reserva na console DHCP. Clique com o botão direito sobre Reservations e logo em seguida em New Reservation… (Figura 06).

 

img-31-dhcp

Figura 06

 

Veja que é aberta uma janela onde podemos definir algumas opções, como o nome da reserva, o endereço IP, o endereço MAC que acabamos de pegar e os tipos de suporte. (Figura 07). Feita as configurações, clique em Add e depois em Close. 

 

img-36-dhcp

Figura 07

 

Veja que foi criado a reserva. (Figura 08).

 

img-37-dhcp

Figura 08

 

Agora precisamos verificar se o endereço que atribuímos está correto. No Windows 10, utilizarei o comando ipconfig /renew para que seja atualizado a interface de rede e logo em seguida o comando ipconfig. (Figura 09).

 

img-38-dhcp

Figura 09

 

Viu como é fácil! Então não deixe de acompanhar meu próximo artigo onde vou ensinar sobre como podemos criar filtros para permitir e negar dispositivos dentro do DHCP.

Até a próxima! 🙂

 

 

Sobre o Autor

Analista de infraestrutura em tecnologias Microsoft na Unimed Catanduva. Sou MCP (Microsoft Certified Professional). Formado em tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de São Paulo. Amplo conhecimento em tecnologias de virtualização — Hyper-V e VMware — e sistemas de gerenciamento de backup. Apaixonado por heavy metal, principalmente Iron Maiden! \o/