Dica Exame 70-410: Configurando opções de escopo no DHCP

Fala galera! Dando continuidade ao artigo anterior onde foi ensinado a criação de um novo escopo utilizando o console de gerenciamento do DHCP. Todos perceberam que não é nenhum bicho de sete cabeças, certo? Rsrs… Lembrando, que este conteúdo é relacionado ao exame 70-410, o primeiro da carreira MCSA (Microsoft Certified Solutions Associate).

Hoje nosso objetivo é realizar algumas configurações que são essenciais para o bom funcionando do escopo, como definir qual o servidor DNS, o Roteador, servidor de domínio, por exemplo. Vamos lá?

Com o console aberto, vamos clicar no escopo que criamos e expandir suas opções, escolhendo Scope Options e com o botão direito em Configure Options…

 

img-20-dhcp

Figura 01

 

É aberto uma janela com várias opções como é possível ver na figura abaixo (Figura 02).

 

img-21-dhcp

Figura 02

 

Agora, vamos modificar três opções que são de extrema importância para qualquer ambiente (Router, DNS Server e DNS Domain Name).

O primeiro será nosso Router (Roteador). Para isso vamos marcar a opção (figura 03) e definir um IP, sendo 172.16.10.1.

 

img-23-dhcp

Figura 03

 

A segunda opção que vamos configurar é o DNS Server definindo o IP do servidor que no meu caso é o mesmo do Router, 172.16.10.1. Após adicionarmos é feita uma verificação se este IP contém mesmo um servidor DNS que está respondendo.

 

img-22-dhcp

Figura 04

 

Por fim, iremos configurar o servidor de domínio, que é empresa.local. Marque a opção DNS Domain Name e defina o nome em String Value.

 

img-24-dhcp

Figura 05

 

Depois, podemos clicar em Apply para finalizar. Veja que as opções estão configuras e prontas para uso (Figura 06).

 

img-25-dhcp

Figura 06

 

Viu como é fácil! Lembrando que existe várias outras opções que podemos configurar para deixar nosso ambiente cada vez mais organizado.

No próximo artigo irei ensinar a como fazer reservas de um IP dentro do nosso escopo.

Até mais! 😀

Sobre o Autor

Analista de infraestrutura em tecnologias Microsoft na Unimed Catanduva. Sou MCP (Microsoft Certified Professional). Formado em tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de São Paulo. Amplo conhecimento em tecnologias de virtualização — Hyper-V e VMware — e sistemas de gerenciamento de backup. Apaixonado por heavy metal, principalmente Iron Maiden! \o/