Dica Exame 70-410: Criando um novo escopo no DHCP

Fala galera! Estou de volta hoje com um artigo relacionado ao exame 70-410, o primeiro da carreira MCSA (Microsoft Certified Solutions Associate) do Windows Server e vou ensinar a como criar um escopo para distribuição de IPs utilizando a console de gerenciamento do DHCP. Para isso, pressuponho que já tenhamos instalados a feature DHCP Server no servidor, certo? Borá lá amigos!

Abra a console de gerenciamento do DHCP, como mostrado na figura abaixo.

 

img-01-dhcp

Figura 01

 

Com a console aberta, vamos criar nosso escopo. O primeiro passo é realizar a autorização para que o DHCP possa distribuir IPs para o escopo que iremos criar, se esse passo não for realizado, os computadores da sua rede não receberão endereços IPs.

Para isso, clique com o botão direito sobre o nome do servidor, que no meu caso está como srv-01.empresa.local e clique em Authorize. Pronto, agora podemos dar sequência.

 

img-02-dhcp

Figura 02

 

Agora, vamos criar nosso escopo. Clique com o botão direito sobre IPv4 e por fim em New Scope, como mostra a figura abaixo.

 

img-03-dhcp

Figura 03

 

O wizard de criação do novo escopo é mostrado, podemos clicar em Next.

 

img-04-dhcp

Figura 04

 

O primeiro passo é definir o nome do escopo e também uma possível descrição. Feito isso, clicamos em Next.

 

img-05-dhcp

Figura 05

 

Agora sim, a janela principal onde iremos criar o escopo, definindo o IP inicial e o IP final, bem como também abaixo a mascara na qual a rede irá utilizar. Após definirmos, podemos clicar em Next.

 

img-06-dhcp

Figura 06

 

A próxima janela nos mostra que também é possível dentro do escopo, definirmos uma faixa de exclusão, onde esses IPs não serão atribuídos. A vários casos que esse tipo de configuração é necessária, como impressoras que utilizam IP estático. No nosso caso, não vou criar nenhuma faixa de exclusão. Clique em Next.

 

img-07-dhcp

Figura 07

 

Agora, vamos definir o período de concessão que os IPs distribuídos irão permanecer nos dispositivos, por padrão o valor é de 8 dias, mas podemos mudar isso para que atenda melhor nosso ambiente. Vou deixar o padrão e clicar em Next.

 

img-10-dhcp

Figura 08

 

Por fim, é perguntado se queremos realizar mais algumas configurações. Vou marcar No, I will configure these options later e clicar em Next.

 

img-08-dhcp

Figura 09

 

E por fim, clicar em Finish.

 

img-09-dhcp

Figura 10

 

Temos nosso escopo configurado, mas repare que aparece um sinal em vermelho no escopo indicando que ele ainda não foi ativado.

 

img-11-dhcp

Figura 11

 

Para isso, vamos clicar com o botão direito sobre o escopo que criamos, e escolher a opção Activate e pronto.

No próximo artigo, falarei sobre como realizar algumas configurações no escopo, como definir o servidor DNS, o Gateway, entre outros.

Até mais! 🙂

Sobre o Autor

Analista de infraestrutura em tecnologias Microsoft na Unimed Catanduva. Sou MCP (Microsoft Certified Professional). Formado em tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de São Paulo. Amplo conhecimento em tecnologias de virtualização — Hyper-V e VMware — e sistemas de gerenciamento de backup. Apaixonado por heavy metal, principalmente Iron Maiden! \o/