Configurando o NIC Team no Windows Server

Fala galera! Hoje vou demonstrar para vocês como configurar o NIC Team no Windows Server. Primeiro, vou explicar o que é esse tal de NIC Team para você que está se perguntando que raios é isso.

O NIC Team é um recurso disponibilizado a partir do Windows Server 2012 onde é possível agrupar duas ou mais placas de rede do servidor para fins de failover e balanceamento de carga. Nas versões anteriores isso só era possível através de softwares terceiros.

Agora que você sabe o que é o NIC Team, vou mostrar como ele é configurado no Windows Server. Borá lá?

Primeiro para nosso laboratório, precisamos colocar no mínimo duas placas de rede na nossa máquina virtual. Feito isto, vamos a configuração.

Abra o Server Manager, localizado perto do menu iniciar, após abrir escolha a opção Local Server. Agora vamos escolher a opção NIC Teaming, clicando em Disabled.

 

img-nicteam-02

 

Com a janela do NIC Teaming aberta, em Adapters and Interfaces escolha as placas de rede.

 

img-nicteam-03

Clique em Add to New Team para criar um novo NIC Team.

img-nicteam-04
Defina um novo, no exemplo utilizei Rede Principal e marquei as duas placas de rede que faram parte do NIC Team. Clique em OK para finalizar.

img-nicteam-05

Pronto, como é possível visualizar na imagem, o NIC Team foi criado e as placas de rede já estão trabalhando em conjunto.

img-nicteam-06

Gostou?! Não deixe de deixar seu comentário, dúvidas, elogio ou sugestão.

Até a próxima! 🙂

 

Sobre o Autor

Analista de infraestrutura em tecnologias Microsoft na Unimed Catanduva. Sou MCP (Microsoft Certified Professional). Formado em tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de São Paulo. Amplo conhecimento em tecnologias de virtualização — Hyper-V e VMware — e sistemas de gerenciamento de backup. Apaixonado por heavy metal, principalmente Iron Maiden! \o/