Diferença entre discos básicos e discos dinâmicos

Fala galera! Para quem trabalha com suporte técnico ou infraestrutura já deve ter ficado com essa dúvida, qual a diferença entre discos básicos e discos dinâmicos. Bem, hoje vou te ensinar de maneira simples e fácil a entender sobre isso.

Discos Básicos

São conhecidos por serem discos com limitação na criação de partições, é possível ter no máximo 4 partições primárias. Bom, o que isso significa?! A partir da criação da quarta partição, automaticamente seu disco passará a ser uma unidade lógica.

Discos básicos também não proporcionam ganhos de performance ou tolerância a falhas. É isso mesmo se seu disco resolver em um belo dia dar adeus deste mundo cruel, você simplesmente perde TUDO! Mas calma, já já você terá uma boa notícia rsrs…

Com este tipo de disco é possível que você faça a conversão dele para um disco dinâmico, mas não o inverso, então pense bem antes de converte-lô!

Discos Dinâmicos

Estes são os discos do momento, eles são extremamente flexíveis com o seu cenário. O primeiro de tudo é que com ele você consegue criar infinitas partições no seu sistema operacional.

Além disso, ele é altamente recomentado para ambientes onde o ganho de performance e tolerância a falhas é de extrema importância, então aquele problema que tínhamos com a perda de todos os dados ao termos uma falha nos discos básicos, com os dinâmicos já possível ser contornado. Caso tenhamos um RAID-5, e um dos discos falharem, nada estará perdido! Quando colocarmos um novo disco, o mesmo será identificado e o sincronização será restabelecida. Por fim, ele pode ser convertido a partir de discos MBR ou GPT.

Ele possui alguns tipos de volumes onde podem ser aplicado. Os principais são volumes simples, estendidos, distribuídos, espelhados e RAID-5.

Gostou?! Então não deixe de escrever seu comentário! Até a próxima! 🙂

Sobre o Autor

Analista de infraestrutura em tecnologias Microsoft na Unimed Catanduva. Sou MCP (Microsoft Certified Professional). Formado em tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de São Paulo. Amplo conhecimento em tecnologias de virtualização — Hyper-V e VMware — e sistemas de gerenciamento de backup. Apaixonado por heavy metal, principalmente Iron Maiden! \o/

  • Douglas Roberto

    Ótima postagem, parabéns parceiro.