Convertendo o Windows Server do modo GUI para o modo Server Core

Fala galera! No meu último artigo ensinei como é possível converter uma instalação do Windows Server em modo Server Core para interface gráfica, ou como é conhecido, modo GUI, certo? Agora neste artigo vou ensinar a fazer o inverso, mudar da interface gráfica para o Server Core. Vamos lá!

Primeiro, devemos fazer algumas ressalvas em relação aos dois modos. O modo GUI, que comumente conhecido por todos, deixa seu servidor bem mais pesado do que o modo Server Core! É isso mesmo meu amigo, pelo simples motivo de que a interface gráfica utiliza muito mais recursos de hardware do que aquela com apenas linhas de comando.

Além disso o modo Server Core requer bem menos atualizações (updates) semanais. Mas você deve estar se perguntando, e agora, qual dos dois modos eu escolho! Bem, dependerá sempre de qual tipo de recurso ou função você precisará utilizar no seu servidor. Então pense bem e faça a escolha correta, beleza?

Bom, chega de história e vamos ao que nos interessa aqui hoje.

Com o Powershell aberto, vamos digitar o comando abaixo.

 

img-gui-to-servercore01

Figura 1: Comando para desinstalar a interface gráfica, ou modo GUI.

 

Explicando o comando, apenas desinstalamos a interface gráfica, através do comando Uninstall-WindowsFeature e reiniciamos o servidor.

 

img-gui-to-servercore02

Figura 2: Fazendo a remoção da interface gráfica.

 

O Windows Server irá reiniciar. 🙂

 

img-gui-to-servercore03

Figura 3: Reiniciando o Windows Server.

 

Pronto, agora seu servidor estará em modo Server Core. Gostou? Então deixe seu comentário, com sua dúvida, elogia, sugestão para novos artigos! Até mais! 🙂

 

Sobre o Autor

Analista de infraestrutura em tecnologias Microsoft na Unimed Catanduva. Sou MCP (Microsoft Certified Professional). Formado em tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de São Paulo. Amplo conhecimento em tecnologias de virtualização — Hyper-V e VMware — e sistemas de gerenciamento de backup. Apaixonado por heavy metal, principalmente Iron Maiden! \o/

  • Claive Dias

    Olá, se eu acessar usando a Conexão com a área de trabalho remota, também não existirá interface gráfica?
    Pergunto, porque tenho um servidor em casa que acesso ele 99.99% remoto.

    • Rodrigo Felipe Betussi

      Olá Claive! Legal sua pergunta. Via Conexão de Área de Trabalho Remota também não aparecerá a interface gráfica, apenas o prompt de comando. Existem duas formas de administrar o Server Core, por Server Manager através de outro servidor com interface gráfica ou pelo Powershell. Espero que tenha tirado sua dúvida. Abraços!