Convertendo o Windows Server do modo Server Core para o modo GUI

Fala galera! Hoje falo rapidamente sobre uma dica muito importante para quem trabalha com Windows Server 2012 R2 no modo Server Core! Mas Rodrigo, não sei do que está falando! Rsrs… Opa, tudo bem, me desculpe! 😉

O modo Server Core foi introduzida lá no Windows Server 2008, como instalação padrão. Ela nada mais é que um modo do Windows Server sem interface gráfica. Agora que você já sabe, vamos a dica de hoje!

Você tem seu Server Core e precisa converter o mesmo para interface gráfica. Você irá me questionar se isso é possível e eu irei responder dizendo que SIM! Através de apenas um comando. Para abrir o Powershell, na console digite Powershell, igual a figura abaixo.

 

img-servercore-to-gui-01

Figura 1: Abrindo o Powershell no modo Server Core.

 

Agora com o Powershell em execução, vamos digitar a linha de comando abaixo.

 

img-servercore-to-gui-02

Figura 2: Instalando a função Server-GUI no Windows Server 2012 R2

 

Pronto, após executar este comando, o Windows Server será reinciado e você já poderá utilizar a interface gráfica. Legal não é?!

Até a próxima! 🙂

Sobre o Autor

Analista de infraestrutura em tecnologias Microsoft na Unimed Catanduva. Sou MCP (Microsoft Certified Professional). Formado em tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de São Paulo. Amplo conhecimento em tecnologias de virtualização — Hyper-V e VMware — e sistemas de gerenciamento de backup. Apaixonado por heavy metal, principalmente Iron Maiden! \o/

  • Douglas Roberto

    Obrigado pelo compartilhamento de conhecimento.

    • Rodrigo Felipe Betussi

      Muito obrigado pelo feedback, Douglas! 🙂