Estudar de GRAÇA?! Sim! Conheça o Microsoft Virtual Academy

Fala galera! A dica de hoje é muito legal e você irá gostar bastante. Afinal, trata-se de uma plataforma completa de estudos gratuita. Isso mesmo que eu acabei de escrever! De graça! Na faixa! (rs)

Bom, vamos começar falando sobre o que é o Microsoft Virtual Academy ou, como é conhecido no meio, MVA. O MVA é uma plataforma online criada pela Microsoft com vários cursos em diversos nichos de tecnologia. A primeira vez que utilizei foi lá no ano de 2011, quando fazia um curso presencial de Windows Server 2008 R2 e o professor nos apresentou essa poderosa ferramenta. Fiquei fascinado com a grande quantidade de conteúdo que a plataforma podia me oferecer e, de lá para cá, fiz dezenas de cursos e não parei mais: a coisa é viciante!

Chega de blá-blá-blá e vamos começar a aprender a usar o MVA. Para utilizar a plataforma, basta ter uma conta Microsoft e acessar o endereço (http://mva.microsoft.com). Ah, não se preocupe, caso não tenha uma conta, cadastra-se rapidamente lá mesmo. Vamos lá?

Feito o logon com sua conta, a página principal do MVA é aberta.

 

mva-01

Figura 01: Página principal do MVA.

 

O MVA é dividido em tipos de tecnologia (Desenvolvimento, Infraestrutura e Banco de Dados) – há também uma área voltada para estudantes.  Dentro desses grupos são abordados diversos temas em cursos de rápida duração. Agora, vamos escolher a área que iremos estudar. No exemplo deste artigo, vou utilizar o tema Cloud.

 

mva-02

Figura 02: Pesquisa dos cursos.

 

Perceba que ao lado esquerdo temos vários campos de busca e as opções relacionadas com o tema que escolhemos já aparecem filtradas.

Para cada curso, temos sua avaliação e grau de dificuldade. Também podemos marcar o curso e colocá-lo em uma lista de aprendizagem – como mostrarei no fim do artigo.

A página principal do curso é formada por alguns elementos padrões, como a janela principal, em que é apresentado o vídeo correspondente ao tópico selecionado e, ao lado direito, temos todos os módulos abordados no curso. Em alguns cursos, ao fim de cada módulo é possível que haja uma avaliação. Os módulos possuem vários recursos para o estudo, como vídeos, artigos em PDF, links técnicos para o TechNet e também datasheets de produtos.

 

mva-03

Figura 03: Exibição dos conteúdos.

 

Navegando pela interface do MVA, podemos nos deparar com o menu Dashboard, que nada mais é que a central de todos os cursos que estamos fazendo ou que já concluímos. Podemos notar três opções nessa página: Meu Plano de Aprendizagem, Cursos em Andamento e Cursos Concluídos.

 

mva-04

Figura 04: Dashboard do MVA.

 

Meu Plano de Aprendizagem

Como o próprio nome diz, aqui podemos personalizar o modo no qual iremos fazer os cursos, podendo definir categorias e prioridades. Para adicionar um novo plano de aprendizagem, clicaremos em Adicionar Plano de Aprendizado, definimos um nome. No exemplo, vou utilizá-lo como NUVEM. Afinal, aqui vou querer fazer cursos relacionados ao tema.

Criado o plano de aprendizagem, utilizaremos a caixa de busca (Pesquisa de cursos) e digitaremos NUVEM. Perceba que vários cursos relacionados ao tema aparecerão. Iremos escolher o primeiro (Fundamentos de Computação em Nuvem) clicando no botão “+ Plano de aprendizado”. Ao clicarmos no botão, uma caixa se abre logo abaixo. Veja que o plano de aprendizagem que criamos anteriormente é listado para seleção, marque a opção e clique em Inscrição.

 

mva-05

Figura 05: Criando plano de aprendizagem.

 

Cursos em andamento

Nesta seção, são apresentados os cursos que já foram iniciados. Não é necessário terminar um curso para fazer outro: todos podem ser feitos em paralelo sem problema algum. Outro fato interessante é que, quando um curso é atualizado pela Microsoft, um sinal verde abaixo do nome do curso é mostrado, indicando que o mesmo possui atualização de conteúdo. Legal, não é?!

 

mva-06

Figura 06: Cursos em andamento.

 

Cursos concluídos

Aqui ficam os cursos que foram concluídos. O mais legal é que podemos fazer o download do certificado de conclusão em formato PDF com assinatura do gerente geral da Microsoft.

 

mva-07

Figura 07: Cursos concluídos.

mva-08

Figura 08: Certificado de conclusão.

 

E você, está esperando o que para começar? Viu como é fácil, organizado e simples de estudar todas as tecnologias Microsoft? Não quero mais desculpas, certo?

Ah, você também pode aprender de graça com o pessoal do MTI (Mixed Technology Influencers), veja a página oficial do grupo no Facebook clicando aqui! Até a próxima!

Sobre o Autor

Analista de infraestrutura em tecnologias Microsoft na Unimed Catanduva. Sou MCP (Microsoft Certified Professional). Formado em tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de São Paulo. Amplo conhecimento em tecnologias de virtualização — Hyper-V e VMware — e sistemas de gerenciamento de backup. Apaixonado por heavy metal, principalmente Iron Maiden! \o/