O que é mais rápido: memória RAM ou SSD?

SAMSUNG Solid State DriveNos dias de hoje, muito se fala sobre as unidades de estado sólido — ou SSD (solid-state drive). Trata-se de unidades que se utilizam de memórias flash, muito parecidas com as memórias presentes em pen drives e cartões de memória, que apresentam inúmeras vantagens, tais quais: menor consumo de energia, mais leve, extremamente silencioso e, principalmente, atinge uma largura de banda até 10 vezes maior que um disco rígido comum. Como se não bastasse, além de ser mais rápido, econômico e silencioso, ainda corre menos risco de quebrar: por não trabalhar com um braço mecânico de leitura, como os discos rígidos convencionais, você pode arrastá-lo balançá-lo sem maiores preocupações. Recentemente, linhas mais sofisticadas de notebooks começaram a vir de fábrica com unidades SSD e, por isso, foram batizados de ultrabooks: qualquer coisa seu sistema operacional se inicia em poucos segundos.

Enfim, vamos à pergunta que não quer calar: a memória RAM continua sendo mais rápida que as unidades SSD?

Sim, e muito. Enquanto as unidades SSD entregam velocidades acima de 500 MB/s, as memórias RAM DDR3 conseguem entregar velocidades acima de 17.000 MB/s! Pois é! Ainda assim, trata-se de uma diferença gritante comparada à velocidade dos discos rígidos convencionais — que, quando muito, atingem 35 MB/s —, e deixará seu velho Dual Core com jeitão de novo.

Particularmente, considero que um upgrade de disco rígido, fazendo a substituição por uma unidade SSD, seja o melhor investimento para a grande maioria dos casos. Todavia, não perca o equilíbrio: de nada adianta um disco rígido entregando incríveis 500 MB/s num PC com memória RAM e/ou processador insuficientes para lidar com seus aplicativos diários.

Sobre o Autor

Fundador do blog Eu++. Programador autodidata de várias linguagens de programação, formado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de São Paulo. Apaixonado por empreendedorismo e inovação, sonha em melhorar o mundo através da tecnologia e do compartilhamento de informação e conhecimento.