Verificando objetos do Active Directory através da propriedade count no Powershell

Fala galera! A dica de hoje é mais uma em parceria com o grupo MTI (Mixed Technology Influencers) e é de fundamental importância para quem precisa saber a quantidade de usuários e computadores desabilitados no Active Directory. Para essa dica, iremos utilizar mais uma vez o Powershell e seus cmdlets. Antes de começarmos, primeiro, precisamos conhecer os parâmetros que utilizaremos. São eles:

Get-ADUser – responsável por buscar todos os usuários dentro da estrutura do AD;

Filter – propriedade responsável por filtrar o que queremos que o comando Get-ADUser nos retorne. No nosso exemplo, utilizamos o seguinte parâmetro: {enabled -eq $false};

Agora, definiremos a saída do nosso comando. Para isso, utilizaremos um pipe.

Measure-Object – responsável por mensurar o objeto que queremos utilizar.

Property – Define qual propriedade iremos definir. Podem ser utilizadas diversas propriedades de média, maior, menor, soma e contagem.

Bom, vamos ao comando final! 🙂

A saída esperada será essa abaixo:

 

img-powershell-ad

Figura 01: Resultado do comando

 

O valor retornado no comando é o número de contas de usuários desabilitadas no Active Directory. Não é simples e fácil!?

DICA IMPORTANTE! Se você quiser retornar o número de computadores, basta trocar o cmdlet inicial por Get-ADComputer. 🙂

Antes de me despedir, conheçam o meu e outros trabalhos na página oficial do MTI no Facebook clicando aqui. Até a próxima pessoal!

Sobre o Autor

Analista de infraestrutura em tecnologias Microsoft na Unimed Catanduva. Sou MCP (Microsoft Certified Professional). Formado em tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de São Paulo. Amplo conhecimento em tecnologias de virtualização — Hyper-V e VMware — e sistemas de gerenciamento de backup. Apaixonado por heavy metal, principalmente Iron Maiden! \o/