Como instalar o Java 8 no Deepin

Olá, pessoal! A dica de hoje é como instalar o Oracle JDK 8 no Deepin, uma distribuição Linux chinesa extremamente estável e elegante.

Primeiro, vamos baixar a última versão do JDK, disponível para download em http://download.oracle.com/otn-pub/java/jdk/8u91-b14/jdk-8u91-linux-x64.tar.gz (link da versão 64 bit). Após o download, abra o Deepin Terminal e vá até o diretório /usr/lib/jvm (se não existir, basta criá-lo: sudo mkdir /usr/lib/jvm).

Tudo pronto? Então, mãos à obra:

Explico:

  • Linha 1: acessamos o diretório padrão para instalação de máquinas virtuais Java;
  • Linha 2: descompactamos o JDK 8 que acabamos de baixar;
  • Linha 3: por segurança, definimos o usuário root como proprietário do diretório do JDK 8;
  • Linhas 4 a 7: criamos atalhos no path do sistema, para facilitar o acesso aos principais comandos: java, javac, jar e javaws;
  • Linha 8: definimos o Oracle JDK 8 como resposta padrão ao comando: java. Se você já possui alguma máquina virtual Java instalada em seu sistema, como o OpenJDK, uma lista será exibida para você escolher qual delas será a padrão, do contrário, a única disponível será assumida.

 

Como instalar o Oracle JDK 8 no Deepin

Após a instalação, utilize o comando java -version para verificar se tudo correu conforme o programado. 😉

EDIT

Como é de conhecimento de todos, o Java pode ser instalado em diversas plataformas e dentro destas plataformas, diversos caminhos de instalação (nosso caso: /usr/lib/jvm/jdk1.8.0_91). Sendo assim, alguns aplicativos utilizam a variável de ambiente JAVA_HOME para saber onde o Java está instalado. O procedimento é simples: vamos utilizar o arquivo environment do Deepin para armazenar a variável. Entre com os comandos:

Agora, faça o teste:

A saída deste comando deve ser o caminho que foi especificado anteriormente. Agora você está pronto para instalar quaisquer aplicativos que fazem uso desta variável de ambiente.

Sobre o Autor

Fundador do blog Eu++. Programador autodidata de várias linguagens de programação, formado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de São Paulo. Apaixonado por empreendedorismo e inovação, sonha em melhorar o mundo através da tecnologia e do compartilhamento de informação e conhecimento.

  • Alex Souza

    Boa dica, recomendado!

  • junior

    obrigado, se puder poste mais coisas sobre o deepin

  • Fernando Figueiredo

    Muito obrigado… Resolveu meu problema. Ty

  • Michel Fernandes

    Obrigado!

  • Fala meu amigo tudo joia! Segui seus passo aqui no blog para instalar o java (sucesso) tudo ok! Porém me como estou migrando do Windows para linux tenho que instalar as aplicações que usava no windows uma delas foi o IRPF2017 , então baixei a versão .bin , ao rodar o aplicativo IRPF2017.bin, o mesmo diz que nao encontrou o java , sendo que quando vejo no terminal se esta instalado .. aparece que sim ( java -version ) .. Tem ideia do que possa estar fazendo. Como estou migrando para linux agora estou tendo dificuldades ja desinstalei e instalei o java varias vezes. atualmente uso deepin 15.5
    Se puder me ajudar… Abraços sucesso Otimo 2018 😀

    • Victor Tortorello Neto

      André, acredito que seja pela falta da variável JAVA_HOME. Editei o post para agregar esta informação. Faça o teste e me avise! Abs

      • Olá amigo blza! fiz o teste $JAVA_HOME apareceu certinho o caminho do java…. porem o irpf2017 ainda não reconheceu o java instalado.. então fui em busca de alguma solução… dai então vi alguns posts para adicionar a variável no arquivo .bashrc .. adicionei , testei apareceu certinho também o caminho do java, mais ainda o irpf nao funcionou,, dai procurando mais achei outra dica de colocar a variavel no /etc/profile … adicionei também e não funcionou.. obs eu sempre removia a variável de uma para por da nos arquivos e reiniciava o pc e mesmo assim não funcionou.. então resolvi testar em outro pc ( notebook) que também que está deepin 15.5 de primeira resolveu .. seguindo esses passos. agora vai entender… porque não funcionou no meu pc. .. mais ta de boa. obrigado pela força…

        • Rômulo do Vale

          Maninho, resolveu meu problema! Obrigado!