Virtualizando o Ubuntu Server no Hyper-V

Fala galera! O artigo de hoje faz parte de mais uma ação orquestrada do grupo MTI (Mixed Technology Influencers). Vou ensinar passo-a-passo a preparar o Hyper-V para instalação da distribuição Linux, o Ubuntu Server 16.04 LTS. Desde a versão 12.04, vários recursos do Hyper-V podem ser utilizados em distribuições Ubuntu Desktop e Server.

Bom, vamos começar nossa experiência nessa linha tênue entre Microsoft e Linux rsrs… O primeiro passo é realizar o download a ISO do Ubuntu Server no site da Canonical clicando aqui.

Com a ISO em mãos, vamos abrir o Hyper-V – no meu caso estou utilizando o Windows 10 para esse laboratório, você pode utilizar o Windows 7, 8, 8.1 ou mesmo o Windows Server 2008 R2, Windows Server 2012 e 2012 R2.

Vamos lá! Veja o vídeo abaixo:

Até a próxima! 😉

 

Sobre o Autor

Analista de infraestrutura em tecnologias Microsoft na Unimed Catanduva. Sou MCP (Microsoft Certified Professional). Formado em tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de São Paulo. Amplo conhecimento em tecnologias de virtualização — Hyper-V e VMware — e sistemas de gerenciamento de backup. Apaixonado por heavy metal, principalmente Iron Maiden! \o/