Entendendo, instalando e configurando o virtualenv no Ubuntu.

O que é o VirtualEnv?

Virtualenv é uma ferramenta utilizada para criar um isolamento em ambientes Python.
Ele cria um ambiente que provê uma instalação de diretórios própria, não compartilhando bibliotecas com outros ambientes do virtualenv (existe a opção de não acessar as librarias globais instaladas em sua máquina).

Um exemplo?

Suponhamos que em determinado projeto você necessita da versão 2.x do pymongo, já em outro projeto, existe a necessidade de uma versão mais atualizada, com novos recursos. Isso ocasionaria uma série de conflitos que séria no mínimo estressante.
O ambiente isolado do VirtualEnv auxilia no controle de versões de maneira prática e rápida.

Instalando.

Em seu terminal, digite os seguintes comandos:

Agora podemos utilizar o seguinte comando para criar um ambiente isolado:

Com isso, será criado um diretório com o nome nomedoseuvirtualenv, com os seguintes diretórios:

Dentro do /bin temos o activate, que deve ser executado para ativar o seu ambiente:

 Agora já estamos trabalhando dentro de um ambiente virtual isolado.

No próximo post vamos aprender a utilizar o virtualenvwrapper, que é um extensão que auxilia o gerenciamento do virtualenv.

Sobre o Autor

Desenvolvedor Python na Nextel. Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo IFSP e cursando MBA - Tecnologia de Software pela USP.

  • JOSE LEANDRO VIEIRA

    Raul muito legal eu não conhecia o VirtualEnv e gostei muito do artigo. E acabei ficando com uma dúvida, o Docker não seria também interessante para esta finalidade ? Não conheço muito bem o Docker, apenas fiz alguns testes mas fiquei me perguntando isso e claro que procurando no google encontrei alguém tambem se perguntando. Segue o link que encontrei : http://www.markbetz.net/2014/01/17/python-if-you-have-docker-do-you-need-virtualenv/. Abraço Raul.