Hello World em Python

Python é uma linguagem de programação multiplataforma, rápida e muito poderosa: você pode usá-la para programar qualquer coisa, desde jogos até aplicações científicas. Mas o que faz o Python tão popular nos dias de hoje? Eu diria que é porque o Google adora sua simplicidade. Nos dias atuais, em que o tempo é um recurso tão escasso, não poderia ser diferente: uma linguagem de programação que demonstra uma curva de aprendizado incrivelmente pequena (fácil de aprender!) ao mesmo tempo que oferece recursos incríveis.

 

Curva de aprendizado Python / Perl

Figura 1: curva de aprendizado Python / Perl.

 

Chega de conversa, vamos baixá-lo. Não irei me alongar neste ponto, pois sua instalação é no formato next/next/finish. Caso você acesse o site oficial do Python, verá que existem duas versões disponíveis, 2.7 e 3.5, assunto que irei cobrir num próximo post.

 

Python Command Line (Menu Iniciar)

Figura 2: linha de comando do Python no Menu Iniciar do Windows 10.

 

Agora, vamos abrir a linha de comando do Python, que é fácil de encontrar no seu Menu Iniciar. Com a linha de comando do Python aberta, entre com o seguinte comando:

 

É isso! Parece simples? E é mesmo! Portanto, siga em frente: existem fontes inesgotáveis de materiais sobre Python na Internet. Boa sorte!

 

Python Command Line

Figura 3: linha de comando do Python no Windows 10.

 

Bônus ¹: para quem ficou com gosto de “quero mais”, experimente alguns comandos, como:

 

Bônus ²: se você ficou com preguiça de instalar o Python, acesse uma linha de comando online no repl.it.

Sobre o Autor

Fundador do blog Eu++. Programador autodidata de várias linguagens de programação, formado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de São Paulo. Apaixonado por empreendedorismo e inovação, sonha em melhorar o mundo através da tecnologia e do compartilhamento de informação e conhecimento.