Configurando o RSAT no Windows

Trabalhar com várias funções e recursos podem ser uma tarefa estressante para nós, administradores de infraestrutura, certo? O método mais conhecido é a Conexão de Área de Trabalho Remota, uma forma arriscada nos dias atuais devido as diversas vulnerabilidades constatadas. Pensando nisso, a Microsoft criou, ainda no Windows Server 2008 R2, uma poderosa ferramenta de administração de servidores chamada RSAT (Remote Server Administration Tools), que simplificou nossas vidas. 🙂

É possível administrar funções como Active Directory, DNS, DHCP, IIS, File Server, ImpressãoHyper-V entre outras. São contempladas com esse recurso as versões clientes (Windows Vista, Windows 7, Windows 8, Windows 8.1 e Windows 10) e também as versões para servidor (Windows Server 2008 R2, Windows Server 2012 e Windows Server 2012 R2).

Agora, vamos mostrar como instalar o RSAT nas versões citadas acima.

Windows Vista e Windows 7

Para estas duas versões é necessário fazer o download da ferramenta através dos links abaixo:

Windows 7 com Service Pack 1
https://www.microsoft.com/pt-BR/download/details.aspx?id=7887

Windows Vista (32 bits)
https://www.microsoft.com/pt-BR/download/details.aspx?id=21090

Windows Vista (64 bits)
https://www.microsoft.com/pt-BR/download/details.aspx?id=18787

Após ser feito download e instalado, acesse o Painel de Controle -> Programas e Recursos -> Ativar ou desativar recursos do Windows para habilitar o recurso.

 

RSAT_win7

Figura 1: Ativando o recurso RSAT no Windows 7.

 

Windows 8, Windows 8.1 e Windows 10

Para estas versões, o RSAT vem instalado por padrão. Caso seja necessário desabilitar, será preciso acessar o Painel de Controle -> Programas e Recursos -> Ativar ou desativar recursos do Windows.

 

RSAT_win8_81_10

Figura 2: Adicionando o recurso RSAT no Windows 10.

 

Windows Server 2008 R2, Windows Server 2012 e Windows Server 2012 R2

Caso seja necessário utilizar o RSAT nas versões para servidor não é preciso fazer nenhum download ou instalação, basta acessar o Gerenciador de Servidores -> Adicionar Recursos e Funções; na página para selecionar os recursos, expanda Ferramentas de Administração de Servidor Remoto, escolha as opções desejadas e clique em Próximo para terminar a instalação.

 

RSAT_win2008_2012

Figura 3: Adicionando o recurso RSAT no Windows Server 2008 R2.

 

Agora que você já sabe configurar, vamos deixar nossos ambientes mais seguros?

Até a próxima!

Sobre o Autor

Analista de infraestrutura em tecnologias Microsoft na Unimed Catanduva. Sou MCP (Microsoft Certified Professional). Formado em tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de São Paulo. Amplo conhecimento em tecnologias de virtualização — Hyper-V e VMware — e sistemas de gerenciamento de backup. Apaixonado por heavy metal, principalmente Iron Maiden! \o/

  • QuitKatt ™😼🏁

    Muito obrigado pela dica,ela me ajdou bastante,saudações rockeiras !!!!!!!!!!!!!!!