Criando consoles de gerenciamento personalizados

Quem nunca teve em um mesmo servidor configurados serviços como Active Directory, DNS, DHCP!? Pois bem, hoje vou ensinar como criar um console de gerenciamento para a maioria das funções e recursos do Windows Server.

MMC (Microsoft Management Console) é uma poderosa ferramenta de gerenciamento de aplicações que oferece uma interface gráfica para os administradores de sistemas. Ele é utilizado como um container para snap-ins.

Vamos presumir que seu servidor seja um controlador de domínio e queremos administrar todos os recursos de um único lugar. Para isso, vamos criar um novo console de gerenciamento utilizando um novo MMC.

O console é dividido em três partes: a primeiro é a árvore, onde os snap-ins são mostrados. O painel central é onde o conteúdo do serviço é exibido. No painel direito ficam as ações e alguns atalhos mais comuns, como ajuda e modo de exibição.

Abra a caixa Executar e digite o comando mmc; logo após pressione a tecla enter. O console MMC vazio é aberto.

 

img1_mmc

 

Agora vamos adicionar os snap-ins relacionados ao controlador de domínio. Clique em Arquivo > Adicionar / remover snap-in.

Como nosso objetivo é gerenciar recursos utilizados pelo controlador de domínio, vamos adicionar as seguintes funções: (Usuários e Computadores do Active Directory, Gerenciamento de Políticas de Grupo e DNS).

 

img2_mmc1

 

Clique em OK para finalizar a criação.

Agora, vamos ajustar algumas opções no nosso console. Primeiro, vamos no menu Arquivo > Opções e alterar para o modo de usuário – acesso completo; marque também a opção “Não salvar alterações nesse console”, impedindo que os usuários salvem alterações realizadas no console – é possível alterar o ícone também. Clique em OK para finalizar.

 

img3_mmc1

 

Por fim, vamos salvar nosso console, no menu Arquivo > Salvar, forneça um nome desejado, sempre deixando claro qual a finalidade do mesmo. Como exemplo vamos salvar como Gerenciador Controlador de Domínio.

 

img4_mmc1

 

É isso! Nosso console está criado e pronto para ser utilizado. 🙂

Sobre o Autor

Analista de infraestrutura em tecnologias Microsoft na Unimed Catanduva. Sou MCP (Microsoft Certified Professional). Formado em tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de São Paulo. Amplo conhecimento em tecnologias de virtualização — Hyper-V e VMware — e sistemas de gerenciamento de backup. Apaixonado por heavy metal, principalmente Iron Maiden! \o/

  • Victor Tortorello Neto

    Imprescindível a utilização de consoles de gerenciamento em ambientes corporativos. Ótimo post!