Por que o Windows 10 é GRATUITO?

Olá pessoal! No meu primeiro post de 2016 pretendo tirar uma dúvida de várias pessoas que estão utilizando o novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 10, e o motivo pelo qual ele foi disponibilizado gratuitamente.

A partir do lançamento do Windows 10, em 29 de julho de 2015, o download foi disponibilizado por um ano, de forma gratuita! Isso mesmo! Você não irá receber nenhuma cobrança, nenhum boleto, nenhum e-mail solicitando o pagamento dos downloads realizados. Se você conseguir manter seu dispositivo funcionando durante 10 anos, essa licença será sua e nada será cobrado por isso.

licenciamentoWin10

Figura 1: Plano de Atualização Gratuito

O motivo pelo qual a Microsoft liberou de forma gratuita a atualização para dispositivos que rodam Windows 7, Windows 8 e 8.1 é possibilitar uma maior experiência e homogeneidade entre os dispositivos (desktops, smartphones, tablets e etc.). O principal objetivo é atingir em três anos cerca de dois bilhões de dispositivos, formando assim um dos maiores cases de adoção de um sistema operacional da Microsoft. Um dos últimos números informados pela própria Microsoft é que mais de 200 milhões já haviam sido atualizados. Isso em menos de seis meses após o lançamento.

Voltarei em breve explicando um pouco mais sobre como licenciar e quais são as edições de Windows 10 disponíveis. Até mais!

Sobre o Autor

Analista de infraestrutura em tecnologias Microsoft na Unimed Catanduva. Sou MCP (Microsoft Certified Professional). Formado em tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de São Paulo. Amplo conhecimento em tecnologias de virtualização — Hyper-V e VMware — e sistemas de gerenciamento de backup. Apaixonado por heavy metal, principalmente Iron Maiden! \o/

  • Victor Tortorello Neto

    Legal, eu não sabia! Abs