Hello World em Java

Histórica e tradicionalmente, todo programador que vai aprender uma nova linguagem, desenvolve o famoso Hello World. Trata-se de um programa bem simples, que, normalmente, contém apenas uma instrução para exibir na tela uma mensagem de saudação.

Este é o primeiro artigo deste tipo, começando pelo Java, mas que irá passar por todas as linguagens listadas neste blog.

O primeiro passo, portanto, é instalar o JDK — você já deve ter ouvido falar dele ou do JRE. Vamos entender qual a diferença?

JRE é o Java Runtime Environment, ou seja, é o ambiente de execução. Sua função é apenas executar aplicativos Java, portanto, não contém os executáveis e bibliotecas responsáveis por compilar códigos-fonte Java, que é a função do JDK (Java Development Kit).

A instalação no Windows é simples, no bom e velho esquema next/next/finish: 😉

  • Windows 32 http://download.oracle.com/otn-pub/java/jdk/8u65-b17/jdk-8u65-windows-i586.exe
  • Windows 64 http://download.oracle.com/otn-pub/java/jdk/8u65-b17/jdk-8u65-windows-x64.exe

 

Ok! Neste momento, você já está habilitado a criar aplicativos Java. Agora, abra o Bloco de Notas… Wtf?!? Sim, é isso mesmo. Bloco de Notas. Não falarei, neste post, sobre as variadas e ótimas IDEs existentes para Java, como, por exemplo, NetBeans, Eclipse ou IntelliJ IDEA. Desenvolveremos à moda antiga.

Com o Bloco de Notas aberto, copie e cole escreva o código a seguir:

Salve com o nome Hello.java. Observe que o nome do arquivo deve ser exatamente o mesmo nome da classe principal, neste caso: Hello.

Agora, abra o Prompt de Comando, e navegue até o diretório onde você salvou o código-fonte Java. No diretório, entre com o seguinte comando para compilar:

Pronto! Você já tem o seu aplicativo Java compilado e pronto para rodar. O compilador Java deve ter criado, neste mesmo diretório, um arquivo chamado Hello.class — trata-se do bytecode class file do seu código-fonte (assunto a tratar num próximo post).

Por fim, só falta executá-lo:

O resultado deve ser algo parecido com a figura a seguir:

Figura 1: compilando e executando Hello.java.

 

É isso! Espero ter ajudado a iniciar sua carreira no mundo Java. Forte abraço a todos.

Sobre o Autor

Fundador do blog Eu++. Programador autodidata de várias linguagens de programação, formado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de São Paulo. Apaixonado por empreendedorismo e inovação, sonha em melhorar o mundo através da tecnologia e do compartilhamento de informação e conhecimento.

  • José Leandro Vieira

    Muito bom, parabéns.