10 novas funções no Windows Server 2016 (parte 1)

Olá, pessoal! No artigo de hoje, trarei cinco das dez novas funções que estarão no novo sistema operacional da Microsoft: o Windows Server 2016. Uma série de funções e recursos que prometem revolucionar a maneira de como o profissional de infraestrutura de TI pode pensar e usar o seu Datacenter. Vamos começar?

 

1. Nano Server

Como foi dito no meu primeiro artigo para o blog, o Nano Server traz um conjunto mínimo de recursos sem o uso da interface gráfica, utiliza muito pouco espaço em disco, diminui drasticamente o número de boletins críticos (updates) e você quase não precisa ficar reiniciando. O Nano Server foi desenvolvido para trabalhar principalmente com a nuvem.

 

2. Windows Server Containers e Hyper-V Container

Outra grande mudança no Windows Server 2016 é o suporte à tecnologia de containers, também conhecido como o sucessor da virtualização em tecnologia de núcleo. Containers permitem isolar aplicativos do sistema operacional, melhorando a implantação e confiabilidade do mesmo. As Technical Previews ainda não suportam esses recursos.

 

3. Suporte a Docker

Docker é um motor open source utilizado para construir, executar e gerenciar recipientes. Os mesmos foram construídos originalmente para Linux, mas a Microsoft correu atrás e também dará suporte ao seu novo server. Você pode usar essa tecnologia para gerenciar o Windows Server e containers Hyper-V.

 

4. PowerShell Direct

É uma nova maneira de executar comandos de PowerShell dentro de uma máquina virtual, à partir de um sistema operacional hospedeiro fácil e confiável. Não há requisitos de rede ou configurações de firewall; funciona independentemente da configuração de gerenciamento remoto e é necessário ter credenciais administrativas.

 

5. Host Guardian Service

Um novo recurso que permite a blindagem de máquinas virtuais e protege os dados das mesmas ao acesso não autorizado — até mesmo de administradores do Hyper-V.

 

No próximo artigo falarei das outras cinco novas funções. Espero que tenham gostado! Até a próxima.

Sobre o Autor

Analista de infraestrutura em tecnologias Microsoft na Unimed Catanduva. Sou MCP (Microsoft Certified Professional). Formado em tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de São Paulo. Amplo conhecimento em tecnologias de virtualização — Hyper-V e VMware — e sistemas de gerenciamento de backup. Apaixonado por heavy metal, principalmente Iron Maiden! \o/

  • Victor Tortorello Neto

    Artigo top!