Planejando seu backup (parte 5)

Enfim, chegamos ao último artigo. Para encerrar, vamos falar sobre o local onde podemos armazenar nossos dados. Vou citar algumas opções tanto para guardar documentos pessoais quanto para grandes volumes de dados.

PENDRIVE – Sim! Quem disse que esse pequeno objeto não serve para fazer backup? Atualmente existem pendrives de 128 GB. Eles são de extrema importância. Todo mundo hoje em dia tem um desses no bolso. Vamos usá-lo?

HD EXTERNO – Com capacidade de até 2 TB, eles também são muito importantes para quem quer fazer backup de dados mais pesados. Muitas micro e pequenas empresas utilizam o HD externo para fazer backup das suas informações. Também é uma boa opção por não ser muito caro.

FITAS – Mais comum entre as empresas de grande porte, as fitas são uma tecnologia de armazenamento de dados em fita magnética desenvolvida originalmente na década de 1990. As fitas são o meio de armazenamento com melhor custo benefício do mercado, que é o armazenamento a longo prazo.

NUVEM – Durante a semana, citamos vários exemplos de uso do backup na Nuvem. Apesar de muitos ainda terem o pé atrás com essa tecnologia, os dados armazenados na Nuvem ficam seguros e não existe a necessidade de ficar carregando um monte coisas. Apenas com internet, usuário e senha você tem acesso a todos os seus dados.

Então, você me pergunta: Rodrigo, por que você não faz backup em um DVD? Sabe por quê? Os dados gravados podem ser corrompidos ao longo do tempo e sua vida útil também é muito baixa.

Durante a semana, vimos como é de essencial importância ter um backup, seja dos nossos documentos pessoais ou de grande volume de dados corporativos. Também abordamos assuntos importantes, como as políticas específicas para cada particularidade. Espero que tenham gostado! Caso tenham alguma dúvida, elogio ou sugestão anotem meu e-mail: rbetussi@gmail.com. Terei prazer em responder.

Até a próxima galera!

Sobre o Autor

Analista de infraestrutura em tecnologias Microsoft na Unimed Catanduva. Sou MCP (Microsoft Certified Professional). Formado em tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de São Paulo. Amplo conhecimento em tecnologias de virtualização — Hyper-V e VMware — e sistemas de gerenciamento de backup. Apaixonado por heavy metal, principalmente Iron Maiden! \o/