Planejando seu backup (parte 2)

Dando continuidade ao assunto, na segunda parte do post vou citar algumas boas práticas na hora de planejar seu backup. São dicas importantes e simples e que, muitas vezes, passam despercebidas por nós, profissionais de TI. Vamos lá?

 

LOG DE BACKUP

É importante ter sempre um log do backup realizado, de preferência diariamente. Desta forma, medidas poderão ser providenciadas caso haja algum problema durante o procedimento. Mantenha sempre esses logs guardados.

 

BACKUP REMOTO

Não adianta fazer backup em um único lugar. Se pegar fogo no local, seu backup já era! O ideal é fazê-lo no mesmo ambiente do servidor, mas logo em seguida realizar uma cópia em outro site.

 

DESENVOLVER ESTRATÉGIAS

Ter uma boa estratégia de backup é fundamental. Com um bom plano, você poderá recuperar os dados com maior rapidez e agilidade.

 

FAZER RESTORE

Sabia que não adianta nada fazer o backup e não testá-lo depois? POIS É! O restore, como é conhecido o processo de recuperação dos dados, é mais importante que o backup em si. Com ele você pode testar se os dados estão íntegros e funcionais no caso de alguma perda.

 

PROTEGER OS DADOS ARMAZENADOS

Os dados estão em mídias ou dispositivos físicos, certo? Então, é de fundamental importância manter essas mídias e dispositivos em lugares seguros, mesmo que estejam em locais diferentes de onde está seu datacenter. Cofres e ambientes com piso elevado antichamas são bons locais.

 

NUVEM

Atualmente, muitas pessoas armazenam seus dados em plataformas como Dropbox, Google Drive, OneDrive etc. Até mesmo as empresas já aderiram a este serviço. É possível armazenar todo o backup nestas plataformas. Além de seguro, a recuperação dos dados pode ser feita a partir de qualquer lugar. Os dois maiores players no mercado são AWS e Microsoft.

 

Amanhã falarei um pouco sobre os tipos de backup! Até mais, pessoal!

Sobre o Autor

Analista de infraestrutura em tecnologias Microsoft na Unimed Catanduva. Sou MCP (Microsoft Certified Professional). Formado em tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de São Paulo. Amplo conhecimento em tecnologias de virtualização — Hyper-V e VMware — e sistemas de gerenciamento de backup. Apaixonado por heavy metal, principalmente Iron Maiden! \o/