LINQ to SQL com ASP.NET (parte 2)

Vamos para o segundo post sobre LINQ to SQL com ASP.NET! Agora, para cada dado do cadastro, vamos criar um Label e um TextBox, componentes que podemos encontrar na paleta Toolbox, que aparece ao editarmos a página Default.aspx. Um detalhe: vamos inserir estes componentes dentro de uma table, apenas por questões estéticas (um melhor alinhamento). Ao final, vamos inserir também um botão, que será responsável pela inserção dos dados.

 

Figura 1: página Default.aspx após as alterações propostas.

 

Vamos prosseguir, clicando duas vezes sobre o botão de inserção — isto fará com que o evento OnClick seja criado automaticamente. O evento criado será responsável por efetivar a inserção no banco de dados. Escreva o seu código baseando-se na Figura 2.

 

Figura 2: evento OnClick do botão de inserção.

 

Importante: certifique-se de que os dados foram realmente inseridos. Abra uma consulta no seu SQL Server e execute um SELECT simples na tabela “Leitor”.

 

Agora é com você! Tente criar um método que, após a inserção dos dados, limpe os TextBox e apresente uma mensagem ao usuário, tal qual: “Inserido com sucesso.”

 

Dúvidas? Estou à disposição nos comentários.

Abraços!

Sobre o Autor

Desenvolvedor Python na Nextel. Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo IFSP e cursando MBA - Tecnologia de Software pela USP.