Planejando seu backup (parte 1)

Esta semana, farei uma série de artigos sobre backup. Explicarei de maneira fácil os conceitos, boas práticas, tipos, softwares disponíveis e locais de armazenamento.

Em primeiro lugar, devemos saber o que é backup, certo? A palavra é de origem inglesa e significa cópia de segurança. É uma técnica muito utilizada por pessoas e empresas para armazenar documentos, imagens, vídeos e outros arquivos.

O conceito principal é ter uma cópia de tudo aquilo que nos é essencial e, caso haja algum problema de mau funcionamento ou ações despropositadas, tornar possível a recuperação do mesmo. Fazê-lo regularmente é uma forma de manter os arquivos da cópia de segurança sempre atualizados.

Geralmente, backup é confundido com ambientes de alta disponibilidade — pensar desta maneira é errado, já que cada um é destinado para um tipo de gestão.

“A questão não é se, mas quando você perderá seus dados.”

— Autor desconhecido

Não precisamos ser especialistas em backup para saber por onde começar: uma cópia simples dos documentos pessoais em um pen drive, HD externo, ou mesmo no Dropbox, Google Drive, OneDrive e etc, já é um grande começo! Escolhendo a nuvem para fazer seu backup, você cria a possibilidade de acessar sua cópia de segurança a qualquer momento e de qualquer lugar.

Nos próximos artigos darei continuidade explicando as melhores práticas. Até a próxima!

Sobre o Autor

Analista de infraestrutura em tecnologias Microsoft na Unimed Catanduva. Sou MCP (Microsoft Certified Professional). Formado em tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de São Paulo. Amplo conhecimento em tecnologias de virtualização — Hyper-V e VMware — e sistemas de gerenciamento de backup. Apaixonado por heavy metal, principalmente Iron Maiden! \o/

  • Victor Tortorello Neto

    Tema importantíssimo, na minha opinião. Abs

  • Pedro Karut

    Tema importante mas ainda não é levado com sua devida seriedade. Parabéns Rodrigo! Em breve quero postar meus conhecimentos kkkkk