Dicionário Nerd #1

Este é o primeiro de uma série de posts sobre os significados de palavras nerds. O Dicionário Nerd tem o intuito de trazer para você informações resumidas e simplificadas sobre palavras comumente utilizadas por profissionais de TI. Vamos começar?

 

Software

Software é todo e qualquer aplicativo que você executa no seu computador. Podemos dizer que é a parte virtual do seu PC, pois não envolve componentes físicos — todo software pode conectar-se a componentes físicos, porém, ele é puramente virtual.

 

Hardware

Hardware é a parte física do seu computador. Podemos citar componentes externos, como mouse e teclado, e também componentes internos como memória, disco rígido, cooler, fonte, placa de vídeo, etc.

 

Software é o que você xinga e hardware é o que você chuta.”
— Autor desconhecido

 

Internet

Internet é a rede mundial de computadores. Imagine um escritório onde trabalham três pessoas e existe uma rede para troca de arquivos entre estes três computadores — é uma cena comum, que você vê todos os dias. Agora, imagine que a gente interligasse estes três computadores aos computadores de todo o mundo, onde um PC deste escritório pode trocar arquivos, por exemplo, com um outro PC que está em Paris! Em suma, isto é a Internet: uma enorme rede de computadores interligados entre si.

 

E-mail
E-mail é a sua caixa postal virtual. Trata-se de um endereço único, escrito no formato nome@dominio.extensão — onde domínio refere-se ao nome da empresa que te ofereceu este e-mail, enquanto extensão refere-se ao país onde esta empresa atua. Exemplos de extensões: .com (Estados Unidos), .com.br (Brasil), .pt (Portugal). Você pode receber e enviar e-mails com textos e anexos, que podem ser documentos do Word, fotos, etc.

 

Web

Em tradução literal, web quer dizer rede. Após a criação da Internet, pensaram em uma maneira de maximizar seu uso, não apenas para servidor como rede de troca de arquivos — queriam um jeito de apresentar conteúdo através dela. Foi criada, então, a Web: suas páginas favoritas, como Google e Facebook, estão aqui. Cabe um maior aprofundamento nesta explicação, para falar de questões como especificações, protocolos, serviços e portas, mas, na prática, Web é o lugar onde estão todas as páginas disponíveis na Internet.

 

Navegador/Browser

Navegador é o software que você usa para visualizar páginas da Web. Podemos citar: Google Chrome, Mozilla Firefox, Internet Explorer, Opera, Safari, entre outros.

 

Nuvem/Cloud

Nuvem é todo computador ou serviço que está na Internet. A blog Eu++ está instalado em um computador em Nova York, acredite se quiser! Não sei onde fica, nunca o vi, mas toda vez que eu acesso o blog, sei que o serviço está no ar — trata-se de um serviço na nuvem. Podemos usar a nuvem para várias tarefas: hospedar nossa página Web, guardar nossos arquivos (leia-se Dropbox ou iCloud, por exemplo), armazenar nossos e-mails, entre muitas outras.

 

Ficou alguma dúvida? Não fui claro em algum tópico? Fique à vontade para expressar-se nos comentários!

Sobre o Autor

Fundador do blog Eu++. Programador autodidata de várias linguagens de programação, formado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de São Paulo. Apaixonado por empreendedorismo e inovação, sonha em melhorar o mundo através da tecnologia e do compartilhamento de informação e conhecimento.

  • Fabiana Peloi

    Adorei!!!!

  • Fernanda Promencia Peloi

    Boa!!! Ansiosa para ver os próximos!!! hhahahahaha

    • Victor Tortorello Neto

      Valeu, Fer! 🙂

  • Rodrigo Felipe Betussi

    Muito bom!