Aprenda on-line com diversas plataformas de ensino de qualidade

A educação melhora nossas vidas pois nos faz enxergar de forma diferente e mais cuidadosa, o mundo em que vivemos, abrindo nossos olhos e expandindo nossas mentes para novos mundos onde as possibilidade são infinitas.

Há muita desigualdade, ganância e corrupção em nosso mundo, porém, neste post, quero apenas citar exemplos de iniciativas incríveis que estão revolucionando o mundo como o conhecemos.

O conhecimento só faz sentido quando compartilhado, e as crianças, jovens e mesmo adultos de todo o mundo agradecem esta verdadeira democratização educacional — onde meus sobrinhos e os filhos do Bill Gates podem estudar utilizando as mesmas ferramentas.

Seguindo esta linha, vou deixar aqui alguns exemplos destas plataformas das quais estou me referindo. Vamos lá…

  1. Khan Academy Internacional: https://www.khanacademy.org. Em português: https://pt.khanacademy.org/. A Khan Academy oferece exercícios, vídeos de instrução e um painel de aprendizado personalizado que habilita os estudantes a aprender no seu próprio ritmo dentro e fora da sala de aula. Abordamos matemática, ciência, programação de computadores, história, história da arte, economia e muito mais. Nossas missões de matemática guiam os estudantes do jardim de infância até o cálculo, usando tecnologias adaptativas de ponta que identificam os pontos fortes e lacunas no aprendizado. Também temos parcerias com instituições como a NASA, o Museu de Arte Moderna, a Academia de Ciências da Califórnia e o MIT para oferecer conteúdo especializado.
  2. Hour of Code Em português: https://hourofcode.com/pt/pt. A Hora do Código é um movimento global que atinge dezenas de milhões de estudantes em mais de 180 países. Qualquer um, em qualquer lugar, pode organizar um evento da Hora do Código. Tutoriais de uma hora estão disponíveis em mais de 40 idiomas. Não é necessário experiência. Podem participar pessoas com idades entre 4 e 104 anos.
  3. Para Aprender Em português: http://www.fundacaolemann.org.br/para-aprender/. Iniciativa da Fundação Lemann. Para Aprender é um portal com ferramentas para você aprender de graça, das primeiras letras e matemática básica até aulas de programação, de matérias que caem no ENEM até cursos das melhores universidades do mundo. Comece agora!
  4. Coursera Em português: https://pt.coursera.org/. Uma plataforma on-line, aberta, que oferece cursos das mais renomadas universidades do mundo gratuitamente

 

Salman Khan, criador da Khan Academy, cujo número de alunos no que utilizam suas aulas no mundo já ultrapassa os 200 milhões, disse:

“Quando Bill Gates disse que usava os vídeos grátis da Khan Academy para ensinar seus filhos, ele nos levou para outro nível. Foi um apoio poderoso.”

— Salman Khan

 

Khan, em foto de 2010, no espaço em que cria seus vídeos interativos. “Se apenas eu falo e você apenas escuta, não é educação” (Foto: Robyn Twomey/Corbis Outline)

 

Estes são alguns exemplos de que o mundo pode dar certo! Como diria Neil Young: “Keep on rockin’  in the Free World!!!” (Agitando no mundo livre!). Até a próxima!

Sobre o Autor

Sou um programador apaixonado pelos benefícios da tecnologia e pelas possibilidades que ela nos traz. Também me considero um eterno aspirante a músico e um dia chegarei lá, aliás, alguém já disse que o que importa mesmo é o caminho... Acredito na liberdade e, principalmente, no livre acesso à informação. O acesso à informação em si já é uma ferramenta poderosa, porém, o seu bom uso é o que nos torna melhores. Acredito e sonho com um mundo mais simples e com menos frescura. Um mundo onde todos sejam o que são e não se percam no que tem. Pela igualdade de condições, sou "Eu ++". "Before you cross the street Take my hand Life is what happens to you While you're busy making other plans" (John Lennon)