LINQ to SQL com ASP.NET (parte 1)

No artigo anterior, criamos com facilidade uma conexão entre Visual Studio 2013 e SQL Server 2012. Mas o interessante é inserir e manipular informações através desta conexão, certo? Por esse motivo, resolvi criar esse tutorial, que será divido em duas partes. Comece baixando o script de criação do banco e executando-o em seu SGBD.

Para realizar o primeiro cadastro da história do Eu++, utilizaremos uma página ASP simples e você, querido leitor, terá o prazer de ser nossa primeira cobaia. Abra o seu VS e execute o que aprendeu anteriormente, porém, crie uma nova conexão que trabalhe com o banco “EuMaisMaisLINQTOSQL”.

Primeiramente, adicione o arquivo LINQ to SQL, clicando com o botão direito do seu mouse no nome do projeto e escolhendo as opções:

 

ADD   ADD NEW ITEM   LINQ TO SQL CLASSES. Deixe com o nome padrão, OK   YES.

 

Agora é a parte que eu mais gosto: arrastar, soltar e observar o tio Bill fazendo todo o trabalho árduo por você. Para isso, abra o arquivo “DataClasses.dbml” e, do lado esquerdo,  visualize o Server Explorer, expanda a Data Connection criada para este projeto e, por último, expanda o item Tables. Arraste e solte a tabela “Leitor” para dentro do arquivo “DataClasses.dbml”. Deverá resultar em algo semelhante à Figura 1.

 

figura1

Figura 1: exibição do arquivo LINQ.

 

Por fim, crie uma página ASP, clicando com o botão direito do seu mouse no projeto e escolhendo as opções: ADD   NEW ITEM  WEBFORM. O seu Solution Explorer deverá ficar similar à Figura 2.

 

Figura 2: exibição do Solution Explorer.

Figura 2: exibição do Solution Explorer.

 

Na continuação deste artigo, vamos finalmente inserir dados em nosso banco. Fique ligado! Tchau!!!

Sobre o Autor

Desenvolvedor Python na Nextel. Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo IFSP e cursando MBA - Tecnologia de Software pela USP.