Conectando-se ao SQL Server usando o Visual Studio 2013

Hoje vamos aprender como conectar o Visual Studio ao banco de dados SQL Server. Para isso, você deve ter estes dois softwares já instalados no seu PC — a Microsoft disponibiliza ambos gratuitamente para download, nas versões Community/Express (links para download no final deste artigo).

 

Primeiro passo: abra o Visual Studio e observe se a aba Server Explorer está disponível. Se não estiver, clique na opção do menu superior:
View  Server Explorer (ou lance mão das teclas de atalho CTRL+ALT+S).

 

Figura 1: exibição da aba Server Explorer.

 

Para dar início à configuração da conexão, na aba Server Explorer, clique no ícone semelhante a uma tomada. Deverá surgir uma janela conforme a Figura 2.

 

Figura 2: configuração da conexão.

 

Na janela intitulada Add Connection, siga os passos:

  1. Defina o nome do servidor (Server name): geralmente, o servidor de banco de dados é local, ou seja, o SQL Server está instalado no seu PC. Se essa afirmação for verdadeira, informe: localhost;
  2. Defina o modo de acesso, que pode ser via autenticação do Windows ou autenticação do SQL Server. Esta opção é definida no momento da instalação do SQL Server;
  3. Selecione o banco de dados que você deseja conectar-se. O próprio Visual Studio se encarrega de trazer a relação de bancos de dados existentes no servidor escolhido;
  4. Clique OK.

 

Figura 3: escolhendo o banco de dados.

 

Neste momento, uma nova Data Connection deverá surgir na aba Server Explorer.

 

Figura 4: surgimento de uma nova Data Connection.

 

A configuração está concluída!
Agora ,você pode utilizá-la de diferentes maneiras, sendo uma delas através da ferramenta LINQ to SQL, que abordarei no meu próximo post.

 

Muito obrigado e até a próxima.

 

Downloads:

 

Sobre o Autor

Desenvolvedor Python na Nextel. Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo IFSP e cursando MBA - Tecnologia de Software pela USP.

  • Victor Tortorello Neto

    Parabéns, Raul! Artigo simples e bem prático.

  • Guilherm Felipe

    Parabéns

  • João Paulo Parreira

    Parabéns Raul, post muito bom, simples e fácil de entender.

  • Rodrigo Felipe Betussi

    Muito bom! Parabéns Raul!