5 dicas para verificar o porquê seu computador não liga!

  1. Verifique a tomada. A energia elétrica que vem da tomada deve conseguir suprir a alimentação necessária para que o seu computador ligue — muitas vezes me deparei com esse problema;
  2. Verifique a fonte. Utilize uma outra fonte ligada à sua placa-mãe para fazer esta verificação;
  3. Verifique a memória RAM. Essa é, de longe, umas das principais causas de seu computador não ligar! Muitas vezes, a memória está com problema e/ou suja — sim, a sujeira pode interferir no bom funcionamento dos componentes. Se for este o caso, retire o pente de memória e limpe-o com uma borracha branca;
  4. Verifique a placa de vídeo. Certas vezes o seu computador até liga, mas não aparece imagem alguma. Neste caso, a vilã pode ser a placa de vídeo. Para constatar se realmente este é o problema, não tem outro jeito: ligue uma (outra) placa de vídeo off-board e veja se o monitor dá imagem;
  5. Verifique a BIOS do computador. A BIOS é responsável por manter as informações básicas para que o seu computador funcione. Em algumas situações, pode ocorrer da BIOS travar e fazer com que seu computador não ligue. Neste caso, você deve fazer um reset da BIOS.

 

Dica: como faço o reset da BIOS?

Abra seu computador e procure pela bateria, que fica localizada na placa-mãe e é do tamanho de uma moeda. Remova a bateria e espere por mais ou menos 10-20 segundos. Coloque-a novamente.

Este simples processo é capaz de fazer um reset na BIOS do seu computador. Gostaria de lembrar que após o reset da BIOS, você deverá ajustar a data/hora do computador ao ligá-lo.

Existem outras formas de fazer o reset da BIOS, através do jumper, por exemplo, mas isso já é assunto para um próximo post!

 

Enfim, essas são as 5 opções que considero importantes para verificar o porquê seu computador não liga. Espero que tenha gostado!

Sobre o Autor

João Paulo é suporte e técnico de infraestrutura na Loren Sid, uma das maiores fábricas de ventiladores do país. Cursa o último ano de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de São Paulo.

  • Fabiana Peloi

    Que legal, João! Adorei

    • João Paulo Parreira

      Obrigado Fabiana 😀

  • Rodrigo Felipe Betussi

    Parabéns João! Muito bem explicado! 🙂

  • Raul Martins

    top Jão!! Parabéns.